Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com idosos

Ao falar sobre cuidados com idoso, precisamos ter em conta a necessidade especial dos familiares ou de um cuidador profissional. Idosos estão mais vulneráveis a certas situações e é imprescindível a proximidade e cuidado. Já que é normal precisarem de auxílio para simples atividades diárias.

A pessoa encarregada da função deve ter responsabilidade e compromisso para que a saúde, segurança, assistência e demais cuidados com idoso sejam feitas de maneira satisfatória.

Confira abaixo o que deve ser sempre garantido ao cuidar de idosos

Alimentação balanceada e adequada

Nessa etapa da vida é comum existir carência de nutrientes. Verduras, legumes, sucos naturais e frutas devem fazer parte de um cardápio equilibrando. Além de consumo de grãos, fibras, derivados do leite e água.

A orientação do nutricionista sempre é bem-vinda para que elabore uma dieta de acordo com as necessidades exclusivas de cada um. Atenção especial desses profissionais e de quem acompanha os idosos é extremamente necessária pois é possível surgimento de alergia alimentar sem falar da restrição de sal ou açúcar, restrição aos alimentos ricos em gorduras, entre outras.

Higiene

Não há margem para negociação com falta de higiene, é preciso supervisionar banhos ou, em muitos casos, ajudar o idoso com essa rotina. Existem casos que o idoso precisa de um assento para se ensaboar, barras de apoio e a pia bem fixa á parede são soluções fundamentais para evitar acidentes.

Higiene bucal e manter a pele hidrata devem ser sempre verificados. Caso precise de fraldas, devem ser trocadas sempre que necessário.

Segurança e organização da casa

Qualquer objeto pode causar acidentes. Pisos soltos, escorregadios ou molhados, os móveis pequenos espalhados pelos cômodos e os tapetes escorregadios também devem ser retirados ou substituídos

É necessário que os  pisos e tapetes sejam antiderrapantes nos cômodos, principalmente no quarto do idoso, para evitar possíveis quedas. Uma providencia importante e que evita acidentes é deixar uma lanterna com o idoso. Assim ele pode se locomover com mais segurança pela casa à noite.

 

Frequência de medicamentos e consultas médicas

Organização, qualificação e grade de horário dos remédios e consultas fazem parte do dia-a-dia dos idosos. 

Qualquer falta ou ausência pode ter consequências graves. 

 

Convívio social e atividades físicas para o idoso

Todos em qualquer idade precisamos de uma vida social ativa. Isso significa momentos de lazer e passeio ao ar livre. Isso também será útil para que ele mantenha a saúde mental em dia.

Quanto mais opções melhor:  praticar atividades físicas como hidroginástica, pilates, yôga, musculação e alongamentos fará com que ele mantenha contato com pessoas. Qualquer atividade é possível desde que seja avaliada pelo médico do idoso.

Esperamos que nossos dicas baseadas em nossas rotinas também sejam algo que faça parte da sua ao cuidar do seu idoso. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat