Dicas de cuidado para o idoso

Alguns idosos demandam certas atenções especiais. Nesta ocasião falaremos daquelas atenções relacionadas diretamente com a pele. Deixamos uma lista de dicas que serão úteis na hora de cuidar das pessoas da terceira idade.

Higiene Corporal

Toda pele saudável requer limpeza e hidratação. Esses cuidados devem ser diário para idosos e também doentes. Quando é necessário fazer a limpeza em uma cama, é preciso realizar em diferentes zonas corporais seguindo uma ordem: pescoço, tronco, braços, axilas, pernas, costas, pés, genitália e região perianal. Para que o idoso não sinta frio é importante secar imediatamente. Zonas sem dobras não devem ser esfregadas e sempre certificar umidade para evitar possíveis infecções. Em alguns casos, é recomendável usar cremes aptos para manter a hidratação do corpo.

Cuidados da pele

Com o tempo a pele se torna cada vez mais frágil, mais seca e menos elástica. Quando idosos permanecem muito tempo na cama existe pouca mobilidade o que impede maior circulação do sangue deixando aparente algumas lesões na pele chamadas de “escaras”. Assim sendo, mudanças na postura do idoso a cada duas ou três horas para promover maior mobilidade e mais saúde na pele.

Outros cuidados devem ser tomados:
–  Água muito fria ou muito quente na hora de realizar a higiene pessoal;
–  Sabonete neutro como o de glicerol;
–  Exposições ao sol e usar protetor solar;
–  2 litros de água por dia para manter uma boa hidratação;
–  Roupas de algodão para não irritar a pele.

A alimentação

Uma dieta equilibrada que permita desenvolver atividades diárias e manter um estado de saúde satisfatório deve ser providencia.
Para dormir tranquilamente é recomendável que a última comida seja bem cedo à noite.
Dependendo de cada dieta e de cada pessoa, é recomendado consumir peixe, carnes brancas, azeite de oliva, legumes, frutas e verduras.

Evitar as quedas

Durante a terceira idade existe exposição à diversos riscos ligados a situação física como psíquica de cada idoso. Quedas são comunas, visto que idosos tendem a perder o equilíbrio e problemas de visão.

Para prevenir quedas é importante:
–  Boa iluminação em escadas, banheiro, cozinha e quarto;
–  Mobiliário e utensílios estáveis e bem fixados;
–  Corrimões nas escadas, banheiros e corredores;
–  Tapetes antiderrapantes;
–  Banheiros e as camas não podem ser baixos;
–  Animais de estimação devem estar distantes enquanto se deslocam;
–  Não deixe objetos no chão;
–  Fios elétricos devem ser colados nas paredes;
–  Uso de bengala ou andador conforme dificuldade motora. 

O sono no idoso

Idos tendem a ter sonos mais curtos e acordam repentinamente. Isso acontecesse devido a dificuldade em dormir profundadamente. Para aumentar a qualidade do sono, o idoso deve:

– Rotina de horários buscando deitar e acordar à mesma hora
– Não consumir chá ou café antes de dormir
– Aguardar algum tempo par deitar depois do jantar
–  Tocar em assuntos ou proporcionar conversas emotivas antes de dormir;
– Evitar programas de televisão que o façam nervoso.

A noite é recomendável:
–  Ler, escutar música e rezar.

 

 

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